Tem caspa? Temos algumas dicas para te ajudar a resolver este problema!

A caspa (dermatite seborréica) é uma inflamação crônica que se manifesta em partes do corpo onde tem maior produção de oleosidade. Quando uma descamação excessiva do couro cabeludo acontece e surgem pequenas escamas brancas entre os fios de cabelo, chamamos de caspa.

As causas da dermatite seborréica ainda são desconhecidas, porém alguns fatores podem agravar o quadro, tais como: estresse, clima seco ou frio, alimentação de baixo valor nutritivo e, principalmente, alimentação com falta de proteínas.

Outra possível manifestação da caspa é através de um fungo, de origem natural, chamado Malassezia. Ele se encontra no couro cabeludo de praticamente todas as pessoas. Esse fundo se alimenta da oleosidade natural do couro cabeludo, fabricando subprodutos e ácidos que provocam irritação.

Como tratar?

O cuidado básico para quem tem este problema é reforçar a higiene dos cabelos, lavando periodicamente, mantendo a limpeza do couro cabeludo, pois desta forma elimina a oleosidade excessiva. Geralmente são utilizados tônicos capilares, condicionador e shampoo à base de enxofre, ácido salicílico, piritionato de zinco, cetoconazol, ciclopirox olamina, sulfacetamida sódica, entre outros que têm resultados bastante positivos no controle da caspa.

Alguns cuidados especiais:

- Massagens capilares na hora da lavagem do cabelo, pois ativa a circulação do couro cabeludo;

- Evite coçar, pois a sua unha pode ferir o couro cabeludo e aumentar as inflamações;

- Após os exercícios físicos lave seu cabelo. O suor irrita o couro cabeludo e acelera a descamação das células da pele;

- Seque bem os cabelos após o banho;

- Não tome banhos demorados ou muito quentes.

Mantendo todos estes procedimentos você consegue amenizar e muito a intensidade com que aparecem as caspas no couro cabeludo. Elas podem até sumir de vez!